quarta-feira, 13 de agosto de 2014

MANOBRAS RADICAIS DAS MENINAS ANIMAM A PISTA DE SÃO BERNARDO

Skate para o público feminino tem horário sagrado às terças-feiras das 18h às 21h


   Todas às terças-feiras entre 18h e 21h a Pista de Skate de São Bernardo é lugar de mulher. De mulher andar de skate. Completando cinco anos de atividade, a noite de terça é reservada para as meninas “tirarem onda” e aproveitar a lendária pista para treinar suas manobras apuradas, levarem seus tombos, ou apenas se divertirem em cima de seus skates. Uma medida fundamental e muito comemorada pelas garotas.
   “Quando o espaço era frequentando por homens e mulheres havia certa competição, uma disputa por espaço. Os homens que vinham, alguns profissionais, andavam sempre em grande velocidade. Vira e mexe tinha atropelamento, afinal nem todas as meninas têm experiência”, explicou Renata Paschini, a Renatinha, presidente da Associação Feminina de Skate (AFSk) e skatista profissional.




   E o número de mulheres no esporte só cresce. Uma pesquisa da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) de três anos atrás apontava um aumento de 11% na prática feminina. Aquela altura, já havia 186 mil mulheres em cima da prancha com rodas. Um número que hoje segue aumentando de geração em geração.
   Inara Campos, mãe e skatista há seis anos, andava pela pista atenta com a sua filha Maísa. Aos 9 anos, a pequena menina se empolgava por manobras alucinantes e comemorava o dia único para poder dar suas voltas. “Antes não dava para andar, os meninos passavam por cima da gente”, disse.


   A garantia do espaço ajuda consideravelmente nos treinos de Di Souza, que há dez anos anda de skate e se prepara para os próximos campeonatos. Ela parou entre uma manobra e outra para contar de como melhorou a performance com o dia reservado.
   “Lotava bastante aqui, porque antes só tinha os sábados e os caras vinham para aproveitar a noite. Ficava muita gente aqui, não tinha espaço para todo mundo e não dava para treinar por sequer 40 minutos constantes. Toda hora a gente tinha que parar. Hoje, em uma hora andando o treino rende bem mais”, definiu.


   A iniciativa faz sucesso além dos limites do ABCD. Garotas da Zona Leste de São Paulo, e ainda de outras regiões, sempre que possível tentam atravessar a cidade para usar a pista de São Bernardo e não só através do skate. Patins e bikes também são pilotados com maestria pelas meninas e as boas notícias não param por aí.
   No próximo dia 23 de agosto acontecerá o AFSk Special Banks, competição totalmente voltada para a prática do skate feminino. O campeonato terá início às 9h. O aquecimento começa uma hora antes.




FONTE: http://www.abcdmaior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário