quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MULHERES ARREPIAM NA PISTA DE SKATE DO PARQUE DA JUVENTUDE, EM SBC

Das 18 às 21h das terças, as praticantes de skate usam a pista de skate do Parque da Juventude - Foto: Márcio Donizete

Todas as terças-feiras à noite o espaço é somente delas praticarem manobras radicais

MÁRCIO DONIZETE

Se você tiver andando pelo centro de São Bernardo às terças-feiras no começo da noite e entrar no Parque da Juventude – Città Di Marostica, verá um grande fluxo de mulheres na pista de skateboarding. O motivo: o dia é simplesmente delas entre as 18h e 21h. Elas utilizam o espaço livremente para fazerem suas manobras radicais.

Uma das responsáveis por isso é a skatista profissional Renata Paschini, conhecida na modalidade como Renatinha, presidente da Associação Feminina de Skate (AFSk). “A pista exclusiva só para elas colabora para tirar essa timidez, fazer amizades, se distrair e treinar com segurança”, diz.

Essa tese de Renatinha é reforçada por Luana Iamamoto, skatista desde criança e frequentadora do local. “As meninas são cordiais, ajudam uma às outras. Cada dia é uma superação, faz esquecer dos problemas diários”, conta Luana, de 27 anos.

A praticante declarou amor à modalidade radical. “Quando é apaixonada pelo o que faz, não tem jeito, tive de voltar”, festeja. Ela retomou o esporte após a conclusão da faculdade de Odontologia e uma lesão originada por um tombo que levou há alguns anos.

Renatinha explicou que até famílias usam o espaço, como mãe e filha, por exemplo. “Me sinto realizada, porque você vê elas curtindo, trazendo a filha e praticando junto dela. Isso é gratificante”, celebra.

Segundo dados de 2011 da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), no país, cerca de 186 mil mulheres andam na prancha sobre rodas. Porém esse número, em 2014, com certeza é maior em relação ao último levantamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário